Setre lança versão online do Programa do Trabalhador Autônomo até dezembro

0 26

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) vai lançar até dezembro deste ano uma plataforma online para o Programa do Trabalhador Autônomo (Patra), que existe desde 2007, segundo informações do titular da pasta, Álvaro Gomes. A ferramenta é uma das apostas da secretaria para combater o desemprego no estado e em Salvador.

“Você tem cadastrados profissionais autônomos, que oferecem serviços à sociedade. Alguém necessita de um profissional, procura a secretaria, e solicita. Esse serviço já existe, mas o que nós pretendemos fazer agora é dar uma reviravolta. Vamos fazer uma plataforma, um site, onde a sociedade, qualquer um de nós, vai lá, procura um profissional, e faz um contrato daquele serviço”, detalha.

De acordo com Gomes, foram feitos 800 mil atendimentos até 2014 e o sistema tem 840 profissionais cadastrados. Com o site, a Setre pretende ampliar a quantidade e a diversidade de trabalhadores no Patra. “Hoje nós temos as profissões mais simples, diaristas, domésticas, construção civil. Vamos ampliar para outros: cuidador de idoso, fisioterapeuta, fotógrafo, organizador de eventos, e várias outras categorias, até mesmo profissionais liberais”, enumera.

A plataforma permitirá também referenciar os serviços, o que é vantajoso para o contratante, mas também dará oportunidade para que o prestador possa se capacitar. “Qual é a nossa meta? No caso dos profissionais mal avaliados, nós não vamos exclui, nosso projeto é incluir. Vamos qualificá-los, ver qual é a dificuldade que ele está enfrentando, oferecer curso, para que ele se transforme em um bom profissional”, explica.

Gomes afirma ainda que os trabalhadores precisam contribuir com a Previdência Social, para que possam contar com a aposentadoria e licença médica. O secretário também aponta que a pasta tem investido também em estímulo a empreendedores individuais e às pequenas e médias empresas: entre 2002 a 2006, a Setre concedeu R$ 24 milhões em microcrédito, segundo Gomes, valor que subiu para R$ 50 milhões somente em 2015.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários
Loading...