Portal de Notícias de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador Burburinho News

Salários de Cardozo e Navarro são garantidos por Comissão de Ética

0 12
Governo do Estado

imageA Comissão de Ética Pública da Presidência aceitou 11 pedidos de ministros e outras autoridades que deixaram o governo federal para que continuem recebendo salários pelo período de seis meses. Depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) na quinta-feira (12), ao menos dois ministros tiveram acesso ao direito: o ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo e o então ministro-chefe da Controladoria-Geral da União e que, na semana passada, foi nomeado por Dilma para compor a Comissão de Ética, Luiz Navarro.

Já o pedido do ex-ministro da chefia de Gabinete da petista e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, ainda não foi analisada pelos conselheiros. A autoridades devem apresentar a proposta de trabalho que receberam da iniciativa privada ao colegiado, que analisará a existência de conflito de interesses.

A chamada quarentena, que impede que ex-integrantes da Administração Pública Federal trabalhem na iniciativa privada por terem acesso a informações privilegiadas, é concedida regularmente a autoridades que deixam os cargos e que solicitam consultas ao colegiado. Porém, desde a semana passada, com a troca de governo, o número aumentou.

Desde a última reunião, a Comissão de Ética recebeu 66 pedidos de quarentena, sendo que seis foram rejeitadas ou as autoridades informadas que não precisam da quarentena porque não há conflitos e, portanto, vão poder aceitar convites de emprego. Para outras três consultas, o colegiado solicitou diligência de mais informações.

Fonte: Metro1

Comentários
Loading...