Portal de Notícias de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador Burburinho News

Secretaria Municipal de Comunicação

Polícia Federal cumpre mandados na sede da Embasa por crime ambiental

Companhia estaria lançando esgoto sem tratamento no oceano

0 82

Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão na sede da Embasa, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A PF deflagrou a Operação Águas Limpas, que tem o objetivo de apreender documentos com relação à apuração de crime ambiental em Salvador. Segundo a PF, estão sendo cumpridas ordens judiciais em São Paulo e Rio de Janeiro.

As investigações constataram que esgoto sanitário era lançado sem cumprir as etapas necessárias que minimizariam o impacto ambiental através de um emissário submarino, que foi construído no governo Paulo Souto.

De acordo com nota emitida pela Polícia Federal, uma perícia feita na Embasa identificou a inoperância de uma bomba responsável pelo escoamento, lançando o esgoto sem o tratamento adequado na Baía de Todos os Santos.

Segundo a força-tarefa, a companhia descumpriu um pedido de solicitação de documentos, alegando “não ser obrigada a produzir prova contra si mesma”.

Em nota, a PF declarou:

Em razão da negativa, foram solicitados e deferidos pela 17ª Vara Federal os mandados de busca, que estão sendo cumpridos tanto na empresa de saneamento quanto nas empresas supostamente responsáveis pela manutenção da bomba

Foi também instaurado um inquérito para apurar crimes de prevaricação e desobediência praticados pela Embasa.

Comentários
Loading...