Portal de Notícias de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador Burburinho News
Outubro Rosa

Fim da novela: ACM Neto anuncia integração plena entre metrô e ônibus

0 158

Prefeito de Salvador comunicou a novidade, que encerra uma longa batalha com o governo do Estado, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (9), no Palácio Thomé de Souza

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou, na manhã desta quarta-feira (9), que a partir desta quinta (10) os ônibus da cidade estarão 100% integrados com o metrô.

A medida encerra uma longa novela com o governo do Estado, que chegou a ameaçar a implantação de um sistema complementar de coletivos para alimentar o modal sobre trilhos.

“Qualquer passageiro que tem o cartão pegará qualquer ônibus e o metrô e pagar uma única passagem”, comunicou o democrata, no Palácio Thomé de Souza.

Segundo o prefeito, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) já foi autorizada a reestruturar os itinerários das atuais linhas de ônibus que circulam pela capital baiana.

Ele pediu a “compreensão” da população para entender as mudanças nas rotas e fez questão de ressaltar que as alterações são resultados de “estudos técnicos”. “O objetivo mais importante é melhorar a vida do cidadão. […] Estamos melhorando o transporte público da cidade”, afirmou.

Neto anunciou ainda que pediu aos empresários uma renovação da frota, que deve ocorrer entre dezembro e janeiro. “Pretendemos colocar um ponto final em qualquer dúvida. Não resta qualquer um tipo de argumento”, disse.

De acordo com o titular da Semob, Fábio Mota, a reconfiguração ocorrerá em quatro fases. A primeira vai envolver 77 linhas e 32 bairros, já nesta quinta; a segunda, 41 linhas e 29 bairros; a terceira, 25 linhas e 13 bairros e, a última, 63 linhas e 37 bairros. Não foi estimado prazo para as demais etapas.

“O quanto mais rápido for possível. […] O objetivo é reduzir 40% do tempo de espera e da viagem”, declarou o secretário. “A prefeitura quer fazer as mudanças o quanto antes possível. Temos pressa em concluir”, complementou Neto.

Das 558 rotas da cidade, 206 serão redesenhadas. Da tarifa de R$ 3,60, R$ 1,42 ficará com as empresas de ônibus e o restante será repassado ao metrô.

bahia.ba

Comentários
Loading...