Portal de Notícias de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador Burburinho News

Secretaria Municipal de Comunicação

Dr. Erasmo participa da sessão especial da Câmara sobre Atenção à Pessoa com Lúpus

0 81

Portadores da doença e representantes dos Poderes Públicos estiveram presentes

A sessão fez parte da programação do Maio Roxo, mês de atenção às pessoas com lúpus. O Dia Internacional da Conscientização sobre o Lúpus é celebrado em 10 de maio. O evento contou com a presença das vereadoras, Mirian Martinez,Naide Brito, Luciana Tavares o secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura; secretária de Políticas para as Mulheres, Bárbara Chaves; secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Uilson Souza; diretora da Assistência Farmacêutica Rosana Paixão; presidenta da Loba, Jacira Conceição; Clóvis Reis, farmacêutico e conselheiro de Saúde e representando a Secretaria Desenvolvimento Social e Cidadania, Solange Santana.

O Lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, as pessoas que têm lupus não transmitem a doença para outras pessoas. Existem fatores genéticos, hormonais e ambientais que influenciam no surgimento do lúpus, mas não são totalmente conhecidos cientificamente.

A evolução do lúpus costuma ser crônica, com períodos mais acentuados e outros de remissão. Essas características variam conforme o indivíduo, entre os sinais estão dor nas articulações, rigidez muscular, inchaços, sensibilidade à luz do sol, irritação cutânea (vermelhidão na face em forma de “borboleta”, sobre as bochechas e a ponta do nariz) – que afeta cerca de metade dos cidadãos com o problema. Relatou Dr.Erasmo Moura

 

Redação da Burburinho News

 

Comentários
Loading...