Portal de Notícias de Lauro de Freitas e Região Metropolitana de Salvador Burburinho News

Secretaria Municipal de Comunicação

Ana Amélia vai ao Conselho de Ética contra fala de Gleisi sobre ‘moral’

0 9
Foto: Google
Foto: Google

A senadora Ana Amélia (PP-RS) entrou com um requerimento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, nesta sexta-feira (26), para pedir que a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) explique declarações dadas na quinta (25), no início do julgamento do impeachmente de Dilma Rousseff. Em discurso no plenário, Gleisi afirmou que “metade do Senado não tinha moral” para conduzir o processo.

“Eu quero que ela diga quais são os senadores e senadoras que não têm moral para fazer o julgamento da presidente, simplesmente isso. […] A gente nunca dá declaração ‘em qualquer momento’. A gente pensa, tem que pensar no que vai dizer, porque aqui você está fazendo numa Casa política, numa Casa pública, formada por 81 senadoras e senadores”, disse Ana Amélia.

O documento não pede a abertura de um processo por quebra de decoro, mas solicita que Gleisi deponha ao Conselho de Ética e prove as declarações dadas. A fala da senadora paranaense gerou discussão no plenário e levou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a suspender a sessão na manhã de quinta.

Questionada sobre o pedido de Ana Amélia, Gleisi afirmou que dará as explicações necessárias. “É uma opinião política que eu tenho sobre o Senado, sobre o Congresso Nacional. Nós temos vários senadores investigados, entre eles, eu, e não temos condições de fazer o julgamento da presidenta da República”, disse.

No Senado, os requerimentos são enviados diretamente à Comissão de Ética, sem intermediários. Na Câmara, apenas os partidos com representação no Congresso podem encaminhar representação direta ao Conselho de Ética. Pedidos formulados por deputados, comissões ou cidadãos devem passar antes pela Mesa Diretora.

 

Fonte: Globo.com

Comentários
Loading...